terça-feira, 25 de setembro de 2012

Blog Guitar Talks entrevista Vanguart

O Blog Guitar Talks, entrevistou Reginaldo Lincoln, pós vitória no VMB 2012.


Leia a entrevista completa:


Guitar Talks - Primeiramente, parabéns pelo prêmio do VMB. Vocês foram a banda mais indicada no VMB 2012 e venceram na categoria Melhor Banda do ano. Como foi pra vocês levar esse prêmio?
Reginaldo Lincoln - Sensacional! A gente sente isso como um reconhecimento pelo nosso trabalho dedicado, que é feito com muito amor e que podemos seguir acreditando em nosso coração. Ficamos mais felizes ainda em dividir esse momento, esse prêmio, com as pessoas que mais amamos e que coincidentemente são as que sempre apostaram suas fichas em nós. Essa luz que vem dos fãs e amigos faz tudo ficar muito melhor. O nosso "Sindicato" nos enche de orgulho seeempre!

Guitar Talks – Eu não conheço outra banda no Brasil que aposte tanto no Folk Rock e dê certo como o Vanguart. Com quais artistas vocês se identificam no processo criativo para a composição de suas músicas?
Reginaldo Lincoln - Do folk temos muita coisa do Dylan, Cash, Neil Young, Woody Guthrie, Raul, Sá, Rodrix e Guarabyra, Secos e Molhados e tantos outros que nos encantaram. Mais do que as canções, é importante citar o quanto somos influenciados pelas ideias e pela vida desses grandes gênios. 

Guitar Talks - Ter uma banda, fazer sucesso e poder viver disso é algo difícil. Quando foi que vocês perceberam que as coisas estavam dando certo pra banda e que, enfim, todo o trabalho do começo valeu a pena?
Reginaldo Lincoln - Acho que o trabalho do começo já valeu a pena. Estamos vivos!. Passamos por muitas coisas bacanas, encontros marcantes e dias memoráveis. Hoje, sentir que o dia está sendo produtivo, que fazemos algo importante, com entrega e que respiramos mais e melhor a cada dia é o que nos move. Sempre foi assim, desde os primeiros dias.

Guitar Talks - Onde vocês começaram tocando no começo da carreira? Como vocês foram construindo o público do Vanguart, tendo em vista um estilo totalmente diferente do que o main stream está acostumado?
Reginaldo Lincoln - Tudo começou em Cuiabá no ano de 2004, nos primeiros shows em eventos e festivais realizados pela galera que hoje integra o Fora do Eixo. Depois, começamos a rodar o país e sempre tocando em lugares muito diferentes entre si. Passamos por inferninhos e teatros gigantescos. O público do Vanguart, desde o primeiro show sempre foi muito variado, de todas as classes, todas as idades e é assim até hoje, não existe uma tribo ou um tipo de pessoa específica que goste do nosso som. As pessoas estão acostumadas a certas fórmulas de rádio e televisão, ao mesmo tempo em que gostam de ter total controle sobre o que vão gostar ou não, e de repente se emocionam com algo que jamais imaginaram, e é assim... Não tem regra pra música, não deve ter para o público. Nos orgulhamos em poder unir essas várias essências.

Guitar Talks - Vocês estão acrescentando alguns elementos musicais na banda e introduziram alguns instrumentos como o violino e trompete no último disco. Como chegaram até a Fernanda Kostchak? Ela esteve presente no processo de composições das músicas do “Boa Parte de Mim Vai Embora”?
Reginaldo Lincoln - Ela nos foi apresentada pelo Zé Mazzei, dos Forgotten Boys. Fizemos um show em homenagem ao Bob Dylan no SESC Pompéia e tocamos algumas músicas com eles. Quando estávamos compondo os arranjos do disco, sentimos que faltava algo em algumas canções e ela foi a primeira e certeira escolha. Chegou com muita personalidade e com ideias perfeitas para o que estávamos fazendo. Tudo funcionou muito bem, não demorou muito para convida-la a entrar na banda!

Guitar Talks - Foi uma pena vocês não terem ganhado o VMB na categoria Melhor Capa também. O encarte do “Boa Parte de Mim Vai Embora” é lindo. O que vocês querem passar para o público com aquela arte?
Reginaldo Lincoln - Essa capa diz muito sobre o disco, sobre as nossas vidas. Retrata as mulheres de fibra que sustentaram e defenderam a casa quando seus maridos se foram. Foi uma forma de homenageá-las. 
E sim! Gostaríamos de ter ganhado também! ;)

Guitar Talks – Existe algum motivo especial para que o refrão de “Mi Vida Eres Tu” estar em espanhol, mesclando com o português ao decorrer da música?
Reginaldo Lincoln - Essa música era toda em espanhol, originalmente. Chegamos a tocá-la assim algumas vezes e sentimos que algo podia melhorar. Tínhamos tanto pra falar e as pessoas não estavam entendendo... Quando cantamos em português na primeira vez, tudo se encaixou. Ao mesmo tempo em que deixar o refrão e a última estrofe em espanhol fazia todo sentido por ficar mais legal, ficou diferente. 

Guitar Talks - Reginaldo, você canta em algumas faixas do novo disco e tem uma voz muito boa que age em contraste com a do Hélio. Você tem algum projeto solo em que deseja explorar isso?
Reginaldo Lincoln - Sim. Com calma, vou gravar um disco com as canções que escrevo e que não se encaixam no Vanguart. Já gravei a primeira, no estúdio Inca em Cuiabá, onde gravamos o  “Boa Parte de Mim Vai Embora” e conto só e somente comigo mesmo, cantando e gravando todos os instrumentos. Por hora, trabalho nesse contraste com a voz do Hélio, que sempre nos interessou muito e agora podemos explorar ainda mais para o próximo disco.

Guitar Talks - O “Boa Parte de Mim Vai Embora” foi gravado ao vivo em estúdio, segundo o Hélio em uma entrevista. Conseguimos sentir o mesmo espírito da banda nos shows ao vivo nesse CD. Foi feito propositalmente pra alcançar essa sensação?
Reginaldo Lincoln - Tem a ver. A gente nunca gostou dessa distância entre estúdio e palco. Não só nos timbres, mas principalmente na execução. Sabemos que algumas coisas poderiam ter ficado melhores se tudo tivesse sido gravado separado, mas assim nos pareceu mais verdadeiro, e por que não, né?

Guitar Talks - Em 2007, quando começaram a surgir para o público, outros artistas como a Mallu Magalhães também começaram a se tornar evidência apresentando o estilo folk. A Mallu ainda participou da gravação do DVD “Multishow Registro Vanguart”. Qual é o relacionamento de vocês, quanto a parcerias e a divulgação do folk a uma geração acostumada com outros estilos musicais?
Reginaldo Lincoln - A Mallu tem se mostrado como a grande artista que sempre foi e parcerias com ela serão sempre bem vindas! Essa de tocar coisas diferentes acaba sendo a nossa luta. Somos bem parecidos nesse sentido em mostrar que existem outras sonoridades, outros lugares e que tudo isso pode e deve ser transformado em milhares de coisas diferentes, sempre.

Guitar Talks - Já estão pensando em um novo álbum? O que podemos esperar do Vanguart daqui pra frente?
Reginaldo Lincoln - Começamos os ensaios de pré-produção do nosso próximo disco na semana passada e isso deve nos ocupar daqui pra frente. Tiramos o mês de outubro pra começar esses arranjos e continuamos até novembro quando entramos em estúdio. O disco terá a produção do Rafael Ramos e está previsto para Março de 2013. Ao mesmo tempo em que estamos fazendo shows, em novembro e dezembro vamos passar pelo nordeste e norte do país.

Guitar Talks – Muito obrigado pela entrevista, Vanguart. Gostariam de deixar algum recado para os leitores do Guitar Talks e os fãs do Vanguart?
Reginaldo Lincoln - Vida longa ao Guitar Talks e muuuuito obrigado aos fãs pelo carinho e dedicação que nos enche de vontade e amor! A gente só pensa na melhor forma de retribuir isso e pelo visto e ouvido... Será com muita música! Pode ser? ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário